Home | Mapa do Site

     

Resolvendo Problemas Específicos

As descrições seguintes ajudam-no a compreender o que significam cada um destes sinais provenientes do computador.

1) O computador não arranca (não faz o "boot"), simplesmente faz um beep

Cada vez que o computador inicia, faz um inventario do hardware disponível. Este inventário consiste no reconhecimento por parte da BIOS e na atribuição de recursos e "moradas" da placa mãe aos diversos componentes que formam o computador.  Se o computador não faz o "boot" a CPU não irá conseguir comunicar com o hardware.

Consulte a resolução de problemas básicos deste manual.

2) O computador arranca (faz "boot") mas não reconhece toda a memória instalada

Quando o PC arranca, parte do processo é contar a memória. Nalgumas máquinas a contagem aparece no ecrã, noutros esta contagem está mascarada. Se a contagem está mascarada pode entrar no "Menu Setup" do PC (pressionando a tecla Del ou F1 no arranque) e verificar quanta memória o computador pensa que tem. Se aparece um valor inferior ao da capacidade de memória que instalou, então, o computador não está a reconhecer toda a memória.

Por vezes o PC só reconhece parte do módulo. Isto deve-se, quase sempre, à utilização de módulos errados para o seu sistema. Por exemplo, se o seu compuutador utiliza apenas memórias de banco único e instalou memórias utilizadas para bancos duplos, provavelmente só irá ler metade da memória do módulo. Por vezes o computador só aceita chips de memória cuja organização dos chips no módulo cumpram determinados requisitos. Por exemplo, o chipset VX não trabalha bem com chips de 64 Mbit.

Em muitos computadores, a quantidade máxima de memória que o computador está preparado para reconhecer é inferior à capacidade máxima que consegue fisicamente instalar. Por exemplo, se o PC tem três ranhuras, cada uma pode suportar módulos de 1024 MB. Se preenche-se todas as ranhuras poderia ter um máximo de 3 GB de memória RAM. No entanto, o computador poderá estar preparado para reconhecer um máximo total de apenas 2 GB. Em muitos dos casos, evita-se este problema consultando o manual da placa mãe ou do PC antes de comprar a memória.

3) O computador arranca (faz "boot") mas o ecrã fica preto

A causa mais comum para um ecrã preto é a placa gráfica deslocada, a memória mal encaixada ou memória não suportada pelo computador. Confirme que a memória é a correcta e que está instalada convenientemente e que outros componentes do computador não foram deslocados acidentalmente quando instalou a memória.

Verifique se o "part number" da memória é o correcto para o PC. Se tem uma memória sem paridade num sistema que necessita de "error-checking", ou memória SDRAM num PC que só suporta EDO, o ecrã pode ficar negro no arranque.

4) O computador reporta um erro de memória no arranque

Memory mismatch error: Isto não é, na realidade, um erro. Alguns computadores requerem que se indique que pode ter uma nova quantidade de memória. Utilize o "Menu de Setup" para indicar ao computador que tem mais memória (Tecla Del ou F1 no arranque).

Erros de memória ou erros de endereçamento: Todos os erros seguintes, e todos semelhantes a estes, indica que o computador tem problemas de memória:

Tipicamente, o computador faz um teste simples à memória durante o arranque. O computador escreve informação na memória e lê essa informação da memória comparando-a. Se existirem diferenças então irá reportar um erro. Por vezes o erro indica a posição de memória (endereço) onde o erro ocorreu.

Estes erros indicam normalmente um erro de memória mas, por vezes, podem ser erros indicativos de placas mãe com defeito ou incompatibilidade entre a memória nova e a memória antiga. Para verificar se é a nova memória que está a causar o problema, remova a nova memória e verifique se o problema subsiste. Se funcionar, remova a memória antiga e substitua-a pela nova memória. Se o erro persistir, contacte o fornecedor da memória e peça a substituição do componente.

5) O computador tem outros problemas causados pela memória

O computador de vez em quando reporta erros de memória, bloqueia frequentemente e por vezes reinicia espontâneamente: Devido ao grande número de causas, estes problemas são de difícil diagnóstico. Causas possíveis são ESD (descargas electro-estáticas), sobreaquecimento, corrosão ou falhas na fonte de alimentação. Se suspeitar de ESD contacte o fornecedor da memória e peça uma substituição do componente. Antes de instalar uma nova memória leia a secção sobre como prevenir danos devido à estática. Se suspeitar de corrosão, limpe os contactos da memória, e limpe as ranhuras como explicado na secção de problemas de memória básicos.

Erros no Registry: o Windows escreve uma grande parte do registry para a RAM.

Por vezes a memória defeituosa causa erros de registo (erros no registry). O Windows relata o erro no Registry e pede-lhe para reiniciar o PC e fazer um "restore". Se a mensagem persistir, remova a nova memória e reinicie o computador. Se os erros desaparecerem contacte o fornecedor da memória e peça uma substituição do(s) módulo(s).

General-protection faults, page faults e exception errors: A causa mais comum é software. Por exemplo, uma aplicação pode não ter libertado a memória após o seu fecho, ou pode estar a ocupar o mesmo endereço de memória de outra aplicação ou do Sistema Operativo. Nestes casos, reiniciar o computador resolve o problema. Se, de repente, o computador começar a apresentar erros do tipo general-protection faults, exception errors, ou page faults logo após termos instalado um novo módulo de memória, remova a nova memória e verifique se o erro persiste. Se o erro só acontece com a nova memória contacte o fornecedor da memória para assistência.

6) O sistema de gestão do servidor reporta um erro de memória

A maior parte dos servidores inclui um gestor do sistema que monitoriza a utilização de componentes e testa situaçãoes anormais. Alguns destes gestores de sistema contam os erros de software na memória. Os erros de software são corrigidos pela memória ECC. Se a taxa de erros de software é supeior às especificações, o gestor de sistema emite um alerta de pré-falha. Este alerta permite que o Administrador de Rede substitua a memória prevenindo a quebra do sistema.

Se o seu Gestor de Sistema emitir um destes avisos após ter colocado nova memória, peça ao seu fornecedor de memória uma substituição. Verifique também se o seu servidor tem a última actualização da BIOS, as últimas actulizações de sitema operativo e demais software.