Home | Mapa do Site

     

Instalando a memória

A esmagadora maioria dos computadores actuais têm ranhuras de memória que aceitam os seguintes standard da indústria de módulos de memória:

Desktops, Estações de Trabalho e Servidores

Portáteis

Apesar de as ranhuras de memória poderem estar em sítios muito diversos no computador, a forma de instalar as memórias é idêntica. Consulte o maunual de utilizador do computador para para saber se a memória está em cartões de expansão ou na placa mãe, e se irá precisar de remover alguns componentes para chegar às ranhuras de memória.

Nesta secção descrevemos as instruções de instalação para os módulos de memória statndard descritos acima, seguidos de instruções de instalações dos módulos de memória proprietários mais comuns.

 

INSTALANDO UM SIMM DE 72 PINOS

Antes de abrir a caixa, desligue o computador e todos os periféricos que a ele estão ligados. Deixar a corrente ligada pode causar danos irreparáveis ao computador e componentes.

INSTALAÇÃO DE UM SIMM DE 72 PINOS

 

  1. Coloque o interruptor em OFF e remova o cabo de alimentação electrica.
  2. Siga as instruções do Manual do PC que descreve como deverá instalar as memórias no computador.
  3. Antes de tocar em qualquer componente electrónico, certifique-se que toca em algo de metal, não pintado, que esteja ligado à terra de forma a descarregar toda a electricidade estática armazenada no seu corpo e na sua roupa.
  4. Manuseie o seu novo módulo com cuidado; não tente dobrar o módulo.
  5. Como indicado na figura, o módulo e a ranhura têm um encaixe específico. Certifique-se que coloca o novo módulo na posição correcta.
  6. Insira o módulo com um ligeiro ângulo. Certifique-se que o módulo está bem dentro da ranhura. Se sentir demasiada pressão certifique-se novamente que a posição está correcta. Não force.
  7. Quando tiver a certeza que o módulo está bem colocado, rode-o de forma a ouvir um clique. Sinal que as abas na ranhura encaixaram com o módulo.
  8. Depois de ter instalado todos os módulos, feche o PC e ligue todos os cabos que desligou para efectuar esta operação.

INSTALANDO UM DIMM DE 168 PINOS

INSTALAÇÃO DE UM DIMM DE 168-PINOS

  1. Localize as ranhuras de memória na sua motherboard. Se todas as ranhuras estiverem cheias, remova os módulos de baixa capacidade para permitir espaço para os módulos de maior capacidade que irá agora instalar.
  2. Para algumas instalações, a memória DIMM pode ser instalada em qualquer slot. Outras requerem que se instale em sequências específicas baseadas na capacidade dos módulos. Verifique o Manual do PC para determinar a sequência correcta.
  3. Insira o módulo numa ranhura disponível de acordo com a figura acima. Verifique que existe uma abertura no módulo que faz com que o encaixe na ranhura só possa ser feito em determinada posição. Pressione o módulo contra a ranhura de forma a encaixá-lo bem. Repita o procedimento para outros módulos que pretenda instalar.
  4. Muitos módulos de 168-pinos têm abas semelhantes às ilustradas na figura. Estas abas são utilizadas apenas para remover os módulos. Ao pressionar estas abas para baixo, o módulo salta da ranhura de forma a que possa ser removido.

INSTALANDO UMA RIMM DE 184-PINOS

INSTALLATION OF A 184-PIN RIMM

  1. Desligue o computador e desligue o cabo de alimentação electrica.
  2. Localize as ranhuras de expansão de memória na placa mãe seguindo as instruções do manual de utilizador do PC ou da Motherboard.
  3. Antes de tocar em qualquer componente electrónico, certifique-se que toca em algo de metal, não pintado, que esteja ligado à terra de forma a descarregar toda a electricidade estática armazenada no seu corpo e na sua roupa.
  4. Se todas as ranhuras estiverem cheias, precisa de romover os módulos de menor capacidade para permitir colocar no seu lugar os módulos de capacidade mais alta.
  5. Nas extremidades das ranhuras existem umas abas que fixam os módulos. Empurre essas abas para baixo de forma a soltar o módulo existente na ranhura.
  6. Na maior parte das instalações, os módulos de Rambus podem ser instalados em qualquer ranhura, mas, as ranhuras vazias têm de conter um módulo de continuidade como mostrado na figura. Ao colocar mais memória não deite para o lixo estes módulos de continuidade (C-RIMM). Poderão ser necessários caso tenha que remover algum módulo de memória. Tenha em atenção que alguns sistemas podem usar sequências específicas para a instalação dos módulos Rambus. (ex. Rambus dual-channel configurations); consulte o manual para mais pormenores.
  7. Insira o módulo numa ranhura de expansão disponível como exemplificado na figura acima. Repara que o módulo tem uma pequena abertura em baixo que tem que encaixa só de uma forma na ranhura não faça pressão sobre o módulo sem ter a certeza que está a colocá-lo na posição correcta. Quando fizer pressão sobre o módulo as abas da extremidade da ranhura sobem e fixa o módulo. Repita este procedimento para todos os módulos que vai instalar.
  8. A partir do momento que os módulos estão encaixados, feche o computador.

EXAMPLOS DE INSTALAÇÃO DE MEMÓRIA EM PORTÁTEIS

instalação de memórias em portáteis

  1. Desligue o computador e remova a bateria antes de instalar a memória.
  2. Insira o módulo na ranhura com um ligeiro ângulo (aproximadamente 30 graus). Repare nas reentrâncias do módulo que terão que coincidir com a ranhura. O módulo só encaixa numa posição.
  3. Para firmar o módulo na ranhura pressione o módulo para baixo, de acordo com a figura. Deverá ouvir um clique que indicará que o módulo está bem fixo.

 

seguinte >>