Home | Mapa do Site

     

Preço e disponibilidade

Esta secção contém informações que o ajudam a compreender as flutuações de preço que podem ocorrer no mercado de memória.

O MERCADO DE CHIPS DRAM

Os módulos de memória são fabricados com chips DRAM, que são fabricados em quantidades gigantescas em fábricas de chips. As fábricas podem demorar até dois anos a serem construídas e requerem um capital bastante elevado: aproximadamente 3 biliões de USD por unidade fabril. Este tempo e este custo afecta directamente a forma coo o preço se ajusta às flutuações da procura vs oferta. Quando a procura os chips aumenta, os fabricantes não conseguem responder de forma imediata devido ao investimento e tempo necessários pra aumentarem a produção. Por isso, o efeito imediato é a subida do preço enquanto os fabricantes avaliam se essa necessidade do mercado é temporária ou será suficiente para garantir o investimento necessário. Por outro lado, quando há excesso de produto (oferta > procura), os fabricantes de chips sujeitam-se a suportar quebras no preço por períodos longos até que o preço baixe até ao nível do preço de custo (breakevan). Isto porque custa mais fechar uma fábrica do que produzir ligeiramente abaixo do preço de custo. Além disso, quanto mais tempo a fábrica conseguir aguentar, maiores as hipóteses de ficar em posição favorável face à concorrência quando o mercado inverter a situação.

PORQUE É QUE O PREÇO DE MEMÓRIA FLUTUA

Há muitos factores que influenciam o preço das memórias. Alguns desses factores incluem: procura, níveis de produção de DRAM, stock existente no mercado, altura do ano (sazonabilidade), lançamento de novos sistemas operativos, e a venda de computadores. Todos este factores afectam o preço das memórias em alturas diferentes, ou até simultâneamente.

O mais importante a ter em consideração quando compra memória é que o preço de um módulo de 256MB hoje será, quase de certeza, diferente do preço do mesmo módulo daqui a 3 meses. O melhor é comparar preços apenas no memento em que pretende fazer a compra. Desconfie sempre daquelas promoções sensacionais, garanta que não se trata de módulos feitos com chips de baixíssima qualidade.

 

seguinte >>