Home | Mapa do Site

     

Outras tecnologias de memória que provavelmente já ouviu falar

ENHANCED SDRAM (ESDRAM)

De forma a aumentar a velocidade e a eficiência dos módulos de memória standard, alguns fabricantes incorporaram uma pequena quantidade de SRAM directamente no chip, criando, de facto, uma cache on-chip. A ESDRAM é essencialmente SDRAM, com uma pequena cache que permite operações burst até aos 200MHz. Assim como a cache externa, o objectivo desta cache interna é reter a informação que é mais utilizada de forma a minimizar o acesso à DRAM principal, que é mais lenta. Uma das vantagens do on-chip SRAM é que proporciona um Bus mais largo entre a SRAM e a DRAM, aumentando de forma eficiente a largura de banda e a velocidade da DRAM.

FAST CYCLE RAM (FCRAM)

A FCRAM, desenvolvida em conjunto pela Toshiba e a Fujitsu, é direcionada para aplicações especiais como servidores de alto desempenho, impressoras, e dispositivos de comutação nas telecomunicações. Inclui segmentação da memória por arrays e condutores internos (pipelining) que aumentam a velocidade e reduzem o consumo energético.

SYNCLINK DRAM (SLDRAM)

Embora hoje esteja obsoleta, a SLDRAM foi desenvolvida por um consórcio de fabricantes de DRAM como alternativa à tecnologia Rambus no final de 1990.

VIRTUAL CHANNEL MEMORY (VCM)

Desenvolvida pela NEC, a VCM permite que diferentes "blocos" de memória interajam de forma independente com o controlador de memória, cada um deles com o seu próprio "buffer". Desta forma, tarefas de sistema diferentes podem ser atribuídas ao seu "canal virtual", e a informação relacionada com determinada função não partilha espaço de buffer com outras tarefas que estajam a decorrer ao mesmo tempo, tornado as operações mais eficientes.

MEMÓRIA FLASH (FLASH MEMORY)

A memória Flash é um tipo de memória de "estado sólido", "não volátil" e regravável que funciona como uma combinação entre a memória RAM e um disco rígido. A memória Flash armazena bits de informação electrónica em células de memória, tal como a DRAM, mas também funciona como um disco rígido salvaguardando a informação quando a energia é desligada. Devido à alta velocidade, durabilidade e baixa voltagem necessária, a memória flash é ideal para a utilização em inúmeras aplicações - como Câmaras Digitais, Câmaras de Video, telemóveis, impressoras, PDAs, leitores MP3, sistemas GPS, etc. Para saber mais sobre Memória Flash consulte a página seguinte: http://en.wikipedia.org/wiki/Flash_memory

examplos de memória flash

 

seguinte >>