Home | Mapa do Site

     

Tecnologias de memória para processamento de gráficos e de video

VIDEO RAM (VRAM)

A VRAM é a versão video da tecnologia FPM. A VRAM tem tipicamente duas portas inves de uma, o que permite à memória refrescar o monitor num canal, enquanto o outro se ocupa de ir alterando as imagens do monitor. Isto funciona de forma muito mais eficiente que a regular DRAM no que diz respeito a aplicações video. No entanto,como os chips de memória para video são produzidos em muito menor quantidade, a tendência é para serem muito mais caros. Um designer de sistemas de video poderá escolher utilizar este tipo de memórias ou as memórias DRAM regulares, dependendo se é o custo ou a performance o objectivo do sistema gráfico que está a desenhar.

WINDOW RAM (WRAM)

A WRAM é um outro tipo de memória de duas portas também utilizada em sitemas gráficos intensivos. Difere ligeiramente da VRAM porque a porta dedicada ao monitor é mais pequena. Também suporta ascaracterísticas da memória EDO.

SYNCHRONOUS GRAPHICS RAM (SGRAM)

SGRAM é uma extensão de vídeo específica da SDRAM que incluí funcionalidades gráficas para leitura e escrita.A SGRAM também permite que os dados possam ser obtidos e modificados em blocos, enves de individualmente. Isto reduz o número de escritas e leituras que a memória tem que fazer e aumenta a performance do controlador gráfico tornando o processo mais eficiente.

BASE RAMBUS E RAMBUS CONCORRENTE

Antes sequer de ser aplicada na memória RAM tradicional, a tecnologia Rambus foi de facto, utilizada como memória vídeo. A Rambus utilizada na memória principal do PC é denominada Direct Rambus. As formas anteriores de Rambus foram a Base Rambus and Rambus Concorrente. Estas formas de Rambus foram utilizadas particularmente em aplicações de vídeo, algumas estações de trabalho e sistemas de video game como a Nintendo™ 64 por diversos anos.

 

seguinte >>