Home | Mapa do Site

     

Formatos de Memória (Form Factors)

A forma mais fácil de classificar uma memória é pelo seu formato. O "formato" de um módulo de memória descreve o tamanho e a configuração dos pins (tipo de encaixe). A maior parte dos sistemas informáticos apenas aceita um tipo de formato. Outros sistemas são desenhados para permitir dois tipos de formatos, permitindo escolher qual deles utilizar. Estes designs encontram-se normalmente na transição entre tecnologias de formatos de memória.

SIMMS

Como foi previamente mencionado, o termo SIMM significa Single In-Line Memory Module. Nos SIMMs, os chips de memória são soldados num PCB (printed circuit board) modular que, por sua vez, encaixa numa ranhura da placa mãe.

Os primeiros SIMMs transferiam 8 bits of informação de cada vez. Mais tarde, as CPUs começaram a processar informação em blocos de 32-bits por isso desenvolveu-se um SIMM que poderia fornecer esses 32-bit de cada vez. A forma mais fácil de diferenciar estes dois tipos de SIMMS era pelo número de contactos (pins). Os primeiros módulos tinha 30 pinos e os mais recentes 72 pinos.

Outra diferença importante entre os módulos de 30 e 72 pinos é que os módulos de 72 pinos eram cerca de 2 cm maiores que os de 30 pinos. Tinham também uma pequena abertura a meio do módulo, na zina de encaixe, como indica a figura seguinte.

Diferença entre SIMMs de 72 pinos e 30 pinos

DIMMS

Dual In-line Memory Modules, ou DIMMs, são bastante parecidos comos SIMMs. Tal como os SIMMs, a maior parte dos DIMMs instalam-se na vertical nas ranhuras de expansão. A principal diferença entre os dois é que nos SIMMs os pinos nos lados opostos do módulo estão ligados entre si de maneira a forma um contacto electrico; nos DIMM, os pinos opostos estão electricamente isolados para separar os dois contactos.

Os DIMM de 168-pinos transferem 64 bit de informação de cada vez e são tipicamente utilizados em sistemas com utilizam bus que suportam 64-bit ou mais. Algumas das diferenças físicas entre DIMM e SIMM incluem: o comprimento do módulo (o DIMM é bastante mais comprido), o número de reentrâncias na área de encaixe (o DIMM tem duas). Outra difereça é que os SIMM instala-se com um ligeiro ângulo em relação à placa mãe, enquanto que o DIMM fica completamente vertical em relação à placa mãe. A figura seguinte compara os dois tipos de módulo.

Comparação entre SIMM de 78 pinos e DIMM de 168 pinos

SO DIMMS

Um tipo de memória muito utilizada nos computadores portáteis é chamada SO DIMM ou Small Outline DIMM. A principal diferença entre o DIMM e o SO DIMM é que, pelo facto de ser utilizada em portáteis, esta terá de ser bastante mais pequena. Os módulos SO DIMM de 72 pinos funcionam a 32 bits e os módulos SO DIMM de 144 pinos funcionam a 64 bits.

Comparação entre um SO DIMM a 72 pinose um DIMM com 168 pinos

RIMMS AND SO-RIMMS

RIMM é o nome de marca do módulo de memória Direct Rambus. O RIMM é parecido com o DIMMs, mas tem um diferente número de pinos. Os RIMM transferem informação em blocos de 16-bit. Como funcionam a velocidades mais altas, libertam mais calor. Ao conceberem o RIMM criaram uma cobertura de alumínio para dissipar o calor e proteger os chips do sobreaquecimento.

Um Direct Rambus RIMM de 184 pinos com o dissipador de calor afastado

Da mesma forma, os módulos SO-RIMM são semelhantes aos módulos SO DIMM, mas utilizam a tecnologia Rambus.

PC CARD E MEMÓRIA TIPO CARTÃO DE CRÉDITO

Antes das SO DIMMs se tornarem populares, a maioria dos computadores portáteis foram desenvolvidos de forma a utilizarem designs de sistemas de memória proprietários. É sempre mais eficiente em termos de custo-benefício para um fabricante de sistemas utilizar componentes standardizados. A determinada altura ficou popular, quase standard, a utilização de um tipo de memória que ficou conhecida pelo "cartão de crédito" que ainda hoje é utilizada nos PC CARDS.

Na superficie, a memória do tipo cartão de crédito é muito diferente dos tipos de memória conhecidas

 

 

seguinte >>