Home | Mapa do Site

     

Calculando a capacidade de um módulo

A memória armazena temporariamente a informação que o processador requere para o processamento. A capacidade dos chips de memória são descritos em megabits (milhões de bits) e megabytes (milhões de bytes). Quando tentamos descobrir quanta memória existe num módulo existem dois aspectos importantes a ter em conta:

Um módulo é constituído por um grupo de chips. Se somarmos as capacidades dos diversos chips que constituem o módulo obtemos a capacidade total do módulo. Excepto se:

Enquanto que a capacidade dos chips é, normalmente, expressa em megabits, a capacidade do módulo é expressa em megabytes. Isto pode tornar-se confuso, especialmente se as pessoas não estiverem familiarizadas com os termos bit e byte. Para tornar tudo mais claro vamos adoptar as seguintes regras neste documento:

Quando falarmos de quantidade de memória existente num módulo utilizaremos o termo "capacidade do módulo"; quando nos referirmos aos chips, utilizaremos o termo "densidade do chip". A Capacidade do Módulo será medida em megabytes (MB) com ambas as letras em maiuscúlas, e a Densidade do Chip será medida em megabits (Mbit).

unidades a utilizar na capacidade do chip e do módulo

DENSIDADE DO CHIP

Cada chip de memória é uma matriz de células minúsculas. Cada célula pode conter um bit de informação. Os chips de memórias são normalmente denominados pela quantidade de informação qu conseguem reter. Chamamos a isto Densidade do Chip. Pode ter encontrado exemplo de densidades de chip do tipo "64Mbit SDRAM" ou "8M by 8". Um chip de 64Mbit contém 64 milhões de célulase é capaz de reter 64 milhões de bits de informação. A expressão "8M by 8" descreve um tipo de chip de 64MBit com mais detalhe.

Na indústria da memória, as densidades dos chips DRAM são muitas vezes descritas pela sua organização celular. O primeiro número na expressão descreve a profundidade do chip (em localizações) e o segundo número indica o tamanho do chip (em bits). Se multiplicarmos a profundidade pelo tamanho, obtemos a densidade do chip. Aqui estão alguns exemplos:

nomenclaturas dos chips

CAPACIDADE DO MODULO

É muito fácil calcular a capacidade de um módulo de memória se ssoubermos a capacidade dos chips que a constituem. Se existire, por exemplo, 8 chips de 64Mbit, é um módulo de 512Mbit. Porém, como a capacidade domódulo se expressa em megabytes, não em megabits, temos que converter os bits em bytes. Apenas temos que dividir o número de bits por 8. No caso do noss módulo:

coverter megabits em megabytes

É possível observarmos nomenclaturas diversas para os módulos de memória:
“4Mx32” (isto é, “4 Meg por 32”), ou “16Mx64” (“16 Meg por 64”). Nestes casos, podemos calcular a capacidade do módulo como se fosse um chip:

calcular a capacidade do módulo de memória

Como já mencionamos, só há espaço para um determinado número de chips num PCB (Printed Circuit Board). Para as DIMMs de 168-pinos, a capacidade máxima que os fabricantes conseguem utilizando chips de 64Mbit é 128MB; com chips de 128Mbit, o máximo será 256MB; com chips de 256Mbit o maior módulo será de 512MB.

 

seguinte >>