Home | Mapa do Site

     

CPU (processador) e especificações de memória

A CPU do computador (central processing unit) processa a informação em blocos de 8-bit. Estes blocos, como aprendemos na secção anterior, são normalmente referidos por bytes. Como o byte é a unidade fundamental de processamento, a capacidade de processamento da CPU é muitas vezes descrita em termos de número máximo de bytes que processa num determinado período.  Por exemplo, os processadores Pentium e PowerPC utilizam trilhos de 64-bit, o que significa que conseguem processar simultâneamente 64 bits, ou 8 bits, de uma só vez.

Cada transacção entre a CPU e a memória é denominada Ciclo de Bus (bus cycle). O número de bits de informação que a CPU pode transferir durante um cliclo de bus afecta a performance do computador e dita qual o tipo de memória necessário para o computador.Muitos computadores utilizam DIMMs de 168-pinos, que suportam 64-bit. Anteriormente as SIMMs de 72-pinos tinham sido desenhadas para suportar 32-bit. Quando são utilizadas configurações que suportam 64 bits, normalmente têm que ser instaladas aos pares, formando cada par um banco de memória. A CPU comunica com cada banco como uma unidade lógica.

Um facto interessante é que os módulos RIMM, que são de tecnologia mais recente que as DIMM, utilizam trilhas de 16-bit; porém, como são mais rápidas, enviam vários pacotes de cada vez. A RIMM utiliza a tecnologia de pipelining para enviar 4 pacotes de 16-bit de cada vez para uma CPU a 64-bit, de forma a que a informação seja processada em blocos de 64-bit.

 

seguinte >>