Home | Mapa do Site

     

Bits and Bytes

Os computadores falam num código chamado linguagem de máquina, que utiliza somente dois números: 0 e 1. Às diferentes combinações entre zeros e uns chama-se linguagem binária. Estes números binários formam instruções para os chips que gerem os equipamentos informáticos - como computadores, impressoras, discos rígidos,...

Já deve ter ouvido falar nos termos “bit” and “byte.” Tanto um como outro são unidades de informação muito importantes na computação. O termo bit é um diminutivo de “binary digit”. Como o nome sugere, um bit representa um único dígito de um número binário; o bit é a mais pequena unidade de informação utilizada na informática e pode tomar o valor de 0 ou 1. Um byte é constituído por 8 bits. Quase todas as especificações que se referem a capacidade são representadas em bytes. Por exemplo, a capacidade de memória, taxa de transferência, capacidade de armazenamento são todas medidas em multiplos do byte (como kilobytes, megabytes, gigabytes, terabytes).

Esta discussão de bits e bytes torna-se muito relevante quando se refere aos equipamento informáticos e componentes a trabalhar em conjunto. Aqui, vamos apenas nos referir especificamente à maneira como os bits e bytes formam a base de medida da performance da memória e a sua interacção com outros dispositivos como a CPU.

 

seguinte >>