Home | Mapa do Site

     

Onde se coloca a memória no computador

Originalmente os chips de memória eram colocados directamente na placa mãe do computador. Mas pouco depois o espaço na placa mãe tornou-se um problema. A solução foi soldar os chips de memória em pequenas placas modulares, isto é, um módulo removível que seria inserido numa ranhura da placa mãe. A este design foi chamado SIMM (single in-line memory module), e permitiu poupar muito espaço na placa mãe. Por exemplo, um grupo de quatro simm's podiam conter cerca de 80 chips de memória e ocupavam apenas 9''2 da área de superficie da placa mãe. Esses mesmos 80 chips ocupariam, seguindo o design tradicional, cerca de 21''2 da área de superficie da placa mãe.

Hoje em dia, praticamente todas as memórias vêm em módulos para serem instalados em ranhuras na placa mãe. Os módulos de memória são fáceis de reconhecer porque são os únicos módulos com este determinado tamanho na placa mãe. As ranhuras de memória estão tipicamente próximas do processador pois a distância que a informação tem que percorrer entre estes dois componentes é crítica.

exemplos onde a memória pode ser instalada

BANCOS DE MEMÓRIA E ESQUEMAS DE MEMÓRIA

A memória do PC está normalmente organizada em bancos de memória. Um banco de memória é um grupo de ranhuras onde as memórias encaixam de maneira a formar uma unidade lógica. Então, as ranhuras de memória que estão fisicamente dispostas em linha podem fazer parte de um banco de memória ou podem também estar divididas em dois ou mais bancos. A maior parte dos sistemas informáticos têm dois ou mais bancos de memória denominados Banco A, banco B, etc. Cada sistema tem certas regras que determinam com é que podemos preencher esses bancos com os módulos de memória. Por exemplo, alguns computadores obrigam a que se tenha que preencher cada  banco de memória com módulos da mesma capacidade. Outros computadores obrigam a que os módulos maiores seja colocados no primeiro banco. Se as regras não forem seguidas o computador pode não arrancar, ou simplesmente não reconhecer todos os módulos instalados.

You can usually find the memory configuration rules specific to your computer system in the computer’s system manual. You can also use what’s called a memory configurator. Most third-party memory manufacturers offer free memory configurators available in printed form, or accessible electronically via the Web. Memory configurators allow you to look up your computer and find the part numbers and special memory configuration rules that apply to your system.

 

 

seguinte >>