Home | Mapa do Site

     

Diferença entre memória e armazenamento

Muita gente confunde com frequência os termos memória e armazenamento, particularmente quando tentam descrever quando de cada uma destas características têm no seu sistema. O termo memória refere-se à quantidade de RAM instalada no computador, enquando que armazenamento refere-se à capacidade de armazenamento do disco rígido do computador. Para clarificar esta confusão comum ajuda comparar com um escritório que tem uma secretária (mesa) e uma estante tipo ficheiro.

secretaria e estante

A estante representa o disco rígido do computador, que contém todos os ficheiros e informações que necessitamos no escritório. Quando estamos a trabalhar retiramos da estante as pastas e ficheiros que necessitámos para cumprir determinada tarefa e colocámos por cima da secretária de forma a acedermos rapidamente a essa informação. A secretária é como a memória RAM do computador: armazena a informação e dados que necessitamos enquanto estamos a trabalhar.

Consideremos então esta metáfora por mais um momento. Imaginemos que cada vez que quisessemos olhar para um documento sobre o qual estavamos a trabalhar o tivessemos que o retirar da estante e colocá-lo novamente. Nunca mais acabavamos o trabalho! Com o espaço em cima da secretária adequado conseguimos expor os documentos que necessitamos e aceder a eles de uma forma imediata.

Outra diferença importante entre memória e armazenamento: A informação armazenada no disco rígido permanece intacta mesmo desligandoo computador. Por outro lado, a informação contida na memória RAM é perdida quando desligamos o computador. Por isso também chamamos à memória RAM memória volátil.

 

seguinte >>