Home | Mapa do Site

     

O papel da memória no computador

No seio da indústria da informática é comum utilizar-se o termo "memória" para nos referirmos à RAM (Random Acess Memory). O computador utiliza a RAM para reter temporariamente instruções e dados necessários para completar tarefas. Isto permite à CPU (processador ou Central Processing Unit), aceder às instruções e dados armazenados na memória de uma forma muito rápida.

Um bom exemplo disto é quando a CPU carrega uma determinada aplicação - como um processador de texto - para a memória, permitindo que este programa trabalhe da forma mais rápida e eficiente possível. Na prática, o facto de termos essa aplicação carregada em memória significa que o trabalho será realizado mais rapidamente esperando menos tempo pelo processador completar as tarefas necessárias.

CPU, RAM e disco rígido

O processo inicia quando digitamos um comando no teclado. A CPU interpreta o comando e dá as instruções ao disco rígido para carregar o comando ou aplicação para a memória. Uma vez carregados os dados para a memória a CPU irá aceder a esses dados muito mais rapidamente do que se tivesse que os carregar sempre do disco rígido.

O processo de colocar os dados de que precisamos num local onde a CPU consegue aceder rapidamente é semelhante a quando precisamos de vários documentos electrónicos sobre os quais estamos a trabalhar colocamo-los dentro da mesma pasta de forma a acedermos a eles sem necessitarmos de os procurar vezes a fio por todo o nosso disco rígido.

 

seguinte >>